

Todo mês trabalhamos a hipótese do nome a fim de promover o começo do conceito de alfabetização, é uma ideia de que a escrita do próprio nome é uma das primeiras formas significativas de contato da criança com a linguagem escrita, funcionando como referência no aprendizado.
Trabalhar a hipótese do nome na educação infantil proporciona várias experiências, uma delas é o ponto de partida para a alfabetização, o nome próprio é geralmente a primeira palavra que a criança reconhece e tenta escrever. Isso o torna uma excelente porta de entrada para explorar o sistema de escrita. Trás Relação afetiva e identidade, pois trabalhar com o nome fortalece o sentimento de pertencimento e identidade, já que o nome tem grande valor pessoal. E a interação com o meio escrito, estimulando a leitura de outras palavras, promove comparações entre nomes e amplia o vocabulário.
As atividades promovem o desenvolvimento da coordenação motora e o movimento de pinça, permitindo que as crianças realizem movimentos precisos e coordenados, como segurar o lápis, desenhar, colorir, manipular objetos, além de contribuir para a concentração, atenção e memória.
Todo mês exploramos os nomes e despertamos a curiosidade das crianças sobre seu próprio nome e o nome dos colegas.
Click aqui para ver mais fotos