

Tecnologia e inovação da pré-história ao mundo contemporâneo, este foi o tema do trabalho de iniciação científica desenvolvido pelos alunos do Colégio Batista de Varginha nas quatro áreas do conhecimento, dentro das trilhas formativas do Novo Ensino Médio.
O currículo do Novo Ensino Médio é formado pela BNCC e pelos Itinerários Formativos. Um dos eixos estruturantes dos Itinerários é a Investigação Científica que tem como ênfase ampliar a capacidade dos alunos de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas. Assim, é necessário o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao pensar e ao fazer científico, tendo como prerrogativa introduzir, aprofundar e consolidar a Investigação Científica foi proposto aos alunos a criação e a apresentação de um artigo científico para uma banca avaliativa.
Para compartilhar o conhecimento adquirido os alunos do ensino fundamental foram convidados a participar como ouvintes das apresentações. Buscando agregar mais informações ao ensino fundamental sobre a temática abordada pelos alunos do Ens. Médio, convidamos a Escola de Robótica CODE 8734 para ministrar uma palestra sobre o tema.
- Impacto das redes sociais na saúde mental dos indivíduos.
- Uso de agrotóxicos.
- Consequências da superexposição na internet/5.
- A humanidade e a inteligência artificial: do verso ao metaverso.
- Consumismo
- Investimento (bolsa de valores e criptomoedas)
- Produção de vacinas (vacinas em estudo)
- As redes sociais como ferramenta de inclusão digital
- A humanidade e inovação econômica dos metais às criptomoedas
- Inteligência artificial (ChatGPT) ( algoritmos).
- A cosmovisão grega e a influência no mundo ocidental.
- Diplomacia na guerra da Ucrânia.
- Tecnologia e saúde mental.
- Novas tecnologias e saúde (epigenética e doenças humanas).
- Das cidades gregas às atuais: inovações.
- Neuroarquitetura: cidade e cérebro estão ligadas.
- Urbanização – problemas históricos.
- Saúde e atividade física.
- Evolução das práticas médicas (o que mudou, avanços).
- Redução de gases poluentes (carros elétricos, avião de propulsão iônica).
- Smart Cities.
Os professores orientadores do trabalho foram: Thiago V. Fávaro, Alexander Ladeira e Simone Uchoas (Matemática), Clarisse de Lima e Daniela MR Carvalho(Ciências Humanas), Maria Leonina F. Souza, Daniel Mendonça, Nilson Souza e Simone Miranda (Ciências da Natureza), Raíssa Mendonça e Patrícia Monticeli (Linguagem).
Nosso agradecimento aos professores e aos alunos que propiciaram crescimento mútuo a si mesmos e a todos nós.
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