Tecnologia e inovação da pré-história ao mundo contemporâneo, este foi o tema do trabalho de iniciação científica desenvolvido pelos alunos do Colégio Batista de Varginha nas quatro áreas do conhecimento, dentro das trilhas formativas do Novo Ensino Médio.
O currículo do Novo Ensino Médio é formado pela BNCC e pelos Itinerários Formativos. Um dos eixos estruturantes dos Itinerários é a Investigação Científica que tem como ênfase ampliar a capacidade dos alunos de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas. Assim, é necessário o desenvolvimento das habilidades relacionadas ao pensar e ao fazer científico, tendo como prerrogativa introduzir, aprofundar e consolidar a Investigação Científica foi proposto aos alunos a criação e a apresentação de um artigo científico para uma banca avaliativa.
Para compartilhar o conhecimento adquirido os alunos do ensino fundamental foram convidados a participar como ouvintes das apresentações. Buscando agregar mais informações ao ensino fundamental sobre a temática abordada pelos alunos do Ens. Médio, convidamos a Escola de Robótica CODE 8734 para ministrar uma palestra sobre o tema.
Os professores orientadores do trabalho foram: Thiago V. Fávaro, Alexander Ladeira e Simone Uchoas (Matemática), Clarisse de Lima e Daniela MR Carvalho(Ciências Humanas), Maria Leonina F. Souza, Daniel Mendonça, Nilson Souza e Simone Miranda (Ciências da Natureza), Raíssa Mendonça e Patrícia Monticeli (Linguagem).
Nosso agradecimento aos professores e aos alunos que propiciaram crescimento mútuo a si mesmos e a todos nós.
Click aqui para ver mais fotos