

Nesta proposta pedagógica, as crianças vivenciaram uma experiência rica em aprendizagem, cooperação e desenvolvimento de múltiplas habilidades.
A atividade iniciou-se com a observação de uma imagem, na qual as crianças identificaram as quantidades e as cores dos pinos: 3 azuis, 2 vermelhos e 1 verde. A partir dessa análise, toda a turma, trabalhando de forma colaborativa, foi convidada a construir o jogo de boliche da sala.
Durante o processo de confecção, as crianças rasgaram papéis coloridos e os utilizaram para encher as garrafas que serviriam como pinos. Essa etapa estimulou a coordenação motora fina, o fortalecimento dos músculos das mãos e dos dedos, além do desenvolvimento da percepção visual, da atenção, e da organização espacial.
Ao final da construção, o jogo de boliche foi montado e, em um momento de grande entusiasmo, as crianças se revezaram para lançar a bola e derrubar os pinos. Nesta etapa, trabalharam a coordenação motora grossa, o equilíbrio, o controle da força e a mira, em um ambiente de cooperação e respeito às regras.
Além do aspecto motor e cognitivo, a atividade favoreceu o desenvolvimento socioemocional, estimulando o trabalho em equipe, o diálogo, a tomada de decisões em grupo e o prazer em construir algo coletivo.
Mais uma vivência lúdica e intencional, na qual o brincar se transforma em um valioso instrumento de aprendizagem integral.
Click aqui para ver mais fotos