Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças da educação infantil. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em “uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder”.
Realizamos no 1° período C, uma brincadeira entre duplas, onde o objetivo principal era se concentrar, ter habilidade e agilidade para organizar as cadeiras que estavam expostas ao chão. Ganhava quem conseguisse chegar primeiro no bichinho de pelúcia que estava no final da fila.
A prática de jogos e brincadeiras no cotidiano escolar da Educação infantil torna-se fundamental, uma vez que, por meio do brincar, as crianças, além de desenvolverem suas próprias aprendizagens, aprendem a respeitar regras e normas de convivência, desenvolvem suas capacidades motoras, cognitivas e sociais. Além disso, brincadeiras e jogos, são capazes de elevar a autoestima da criança proporcionando a ela bem estar e prazer.
A turminha não vê a hora de acontecer a próxima brincadeira!
Profª Marcela Arruda.