Iniciamos esse ano letivo aprendendo sobre o valor do caráter PERDÃO. Palavra tão pequena, mas tão importante que nos traz grandes transformações.
Conceituamos PERDÃO como: NÃO MANTER REGISTRO DAS COISAS ERRADAS QUE ME FIZERAM, EVITANDO, ASSIM, GUARDAR MÁGOAS.
Para o perdão acontecer, primeiro temos que ter coragem para admitir e reconhecer, o perdão limpa registros e permite começarmos de novo, mas isso não anula e nem impede as consequências, perdoar não é ignorar o erro ou deixar de lado os valores, muito menos não ter responsabilidade sobre ações erradas. Perdoar é SUPERAR ofensas, sem sentimento de vingança.
Perdoar não é PERMITIR. Os 5 pontos do “Eu decido”, são formas práticas para qualquer um que queira perdoar:
Para elencar o aprendizado, as crianças ouviram algumas histórias, uma delas foi a Parábola do Filho Pródigo. A história começa com pedido do filho mais novo por sua herança antecipada, sua partida para uma terra distante e o desperdício de sua fortuna em uma vida de excessos e dissoluções. No entanto, após perder tudo e enfrentar uma grande necessidade, ele se arrepende de suas ações e decide voltar para casa em busca de perdão e reconciliação com seu pai. Quando o filho pródigo retorna, seu pai o vê de longe, corre para encontrá-lo, o abraça, o perdoa e o recebe de volta com alegria e no final ainda prepara uma festa para celebrar o retorno de seu filho perdido.
Através desta história, a criança aprende sobre a importância do arrependimento e do perdão. Entende que é difícil, porém sábio é ofertar o perdão.
Difficult but wise to offer forgiveness!
Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; Daniel 9:9a
Cristiane Arcanjo
Professora Formação Humana
Educação Infantil e Ensino Fundamental I