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Ansiedade em tempos de coronavírus: como manter o controle emocional

Instituto de Psiquiatria Paulista

O momento pelo qual estamos passando é único na história da humanidade. É natural que isso gere um pouco de ansiedade em muitas pessoas, afinal, as rotinas de todo mundo foram modificadas radicalmente e não sabemos quando tudo voltará ao normal.

Isto, por si só, já pode ser fator que estimule uma reação ansiosa. Se adicionarmos a esta receita os problemas pessoais enfrentados por cada um, os resultados podem ser mais angustiantes em alguns casos.

No entanto, manter o controle emocional é importantíssimo para que passemos por este período sem maiores problemas e, para isto, existem algumas práticas que podem ser muito úteis. Vamos trazê-las a você neste texto.

Saiba que é um sentimento compartilhado por milhões de pessoas

Uma das formas de acalmar a ansiedade é lembrar do fator empatia. A situação é mundial e milhares de pessoas estão exatamente como você. Segundo o último levantamento, estima-se que mais de 3 bilhões de pessoas estão reclusas no mundo inteiro. Todas elas tiveram suas rotinas completamente modificadas. Cada um está fazendo o melhor que pode ao seu alcance. Você também está.

Reflita sobre os seus sentimentos enquanto ainda neles

Não é muito difícil perceber quando estamos entrando em um estado ansioso. Ficamos impacientes, nada nos agrada e a respiração fica mais ofegante. Este é um excelente momento para refletir o que está lhe fazendo sentir dessa forma:

  1. Foram as últimas notícias que você viu?
  2. É o fato de não poder se reunir com as pessoas?
  3. É a situação do mundo como um todo?

Dentro disso, reflita: posso, eu, na condição em que estou, fazer algo para mudar essa situação? Se a resposta for não, leia um livro, assista um filme, ou converse com alguém.

Converse com as pessoas sobre suas impressões e sentimentos

Sabe quando você conta algo a alguém e aquela pessoa consegue interpretar muito bem esse sentimento? Este pode ser um desses momentos. Por todos estarmos em situações semelhantes, é mais fácil ser compreendido quanto ao seu estado ansioso. Converse com as pessoas à sua volta, seja em casa ou através de ligações ou vídeo chamadas sobre o que você está sentindo. Compartilhe seus sentimentos e abra o seu coração.

Faça atividades que lhe tragam calma

Todos nós temos aquelas atividades específicas que conseguem nos deixar mais tranquilos. Mesmo se ler ou ver um filme não lhe basta mais, experimente coisas novas e ocupe a sua cabeça com atividades que possam fazer sentido para você.

Escute uma palestra de um estudioso no YouTube ou um podcast novo no Spotify. Veja dicas de controle de ansiedade através da respiração. Neste momento de coronavírus, a internet está sendo, literalmente, nossa janela para o mundo exterior e a ponte que nos conecta aos outros. Use isso a seu favor e não contra você.

Selecione o que ver, ler e assistir

Não deixe que as informações cheguem até você como uma corredeira descontrolada. Selecione o que ver e ler. Não fique olhando as notícias sobre o coronavírus o tempo todo, isso só te deixará ainda mais ansioso. Filtre as suas redes sociais, só deixe conteúdos que lhe sejam construtivos; assista menos ao noticiário e veja menos sites de notícias; o excesso de informação sempre foi um inimigo, mas desta vez, isso pode lhe fazer ainda mais mal.

Continue suas terapias ou inicie uma a distância

Quem já tem acompanhamento com psiquiatras ou psicólogos, deve mantê-los, mesmo a distância. Quem toma medicação, também não deve parar de fazê-lo. Se você não se consultava com nenhum profissional de saúde mental e está sentindo uma angústia muito grande, talvez possa procurar algo neste momento.

Sim, é um momento de tensão, mas não devemos nos desesperar

Como já mencionado, este momento é tenso para todas as pessoas, mas justamente por isso, não devemos nos desesperar. O fato de estarmos todos em uma mesma situação, nos une e nos torna mais fortes. Sabemos que não existe um botão que ligue ou desligue a ansiedade, mas conseguir manter o controle sobre as suas próprias emoções é crucial
para a sua saúde neste momento. Se não conseguir sozinho, peça ajuda.

Cartilha para enfrentamento do estresse em tempos de pandemia: uma contribuição da Psicologia

https://www.puc-campinas.edu.br/wp-content/uploads/2020/04/cartilha-enfrentamento-do-estresse.pdf.pdf

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