Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Sabemos que na faixa etária de 2 e 3 anos é muito difícil para as crianças compartilhar e dividir objetos e brinquedos.

Para os pais também é uma tarefa difícil, pois se deparam com constrangimentos ao sair com seu filho em eventos sociais; são desafiados com o choro por causa de um brinquedo que não quer ser compartilhado.

Estudos apontam que: “Na primeira infância, a criança acha que tudo é dela chamado de egocentrismo (dificuldade em se colocar no lugar do outro), a mãe, o pai, o professor é dela, tudo gira em torno de suas vontades”. Então emprestar suas coisas não é muito legal, afinal: é meu, e não vou dividir; assim alegam as crianças! Isso não é tão simples assim.

A criança só começa a compartilhar as coisas, a partir do momento que ela compreende seu espaço e que existe outras pessoas e outras vontades, com isso, o compartilhar e dividir fica mais fácil, algo natural e a partir daí cria-se vínculos com os amigos. O ato de brincar fica mais prazeroso.

Aprendem que brincar só é legal se tiver um amigo para brincar junto.

Para ajudá-los nessa fase podemos citar alguns pontos importantes:

  • Escolha um dia da semana e envie para escola umas bolachas ou um pote com pipocas para dividir para os amigos na hora do lanche, reforçando assim compartilhar o que gosta.
  • Reúna juntamente com seu filho algumas roupas e brinquedos que não servem mais e faça uma doação para quem precisa, ensinando para a criança que podemos ser amáveis e generosos.
  • Relate experiências que são importes para você a respeito de dividir algo e fazer o outro feliz.
  • Evite levar brinquedos novos para a escola ou em eventos sociais, o encanto sobre o brinquedo é muito grande, e torna a divisão muito mais complicada. Leve outro brinquedo que ele já conhece e não vai gerar tanto conflito. Caso a criança chore muito pelo brinquedo novo leve e negocie com ela; se quiser poderá levar o brinquedo, mas ficará no carro. Se quiser levará só o antigo para o local do evento, não volte atrás em suas decisões seja firme.

Lembrando que todo esse movimento faz parte do desenvolvimento infantil. Não há nada de ruim. É a construção da personalidade.

Por isso nós escola e família, temos que estar atentos e ajudar os nossos pequenos nessa fase, que é rápida e é válida para seu crescimento emocional.

O melhor caminho é o dialogo.

Profª Josi- Maternal II

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.