Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Podemos afirmar que a autonomia é necessária para todos nós. Todos precisamos ter a capacidade de nos governar pelos nossos próprios meios. Tomar decisões ou escolher um caminho a seguir, faz parte da nossa vida. Tomamos decisões a todo o momento.

Como escola, precisamos estar atentos ao desenvolvimento de nossos alunos. Não só em relação à aprendizagem, mas seu desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, como ele se relaciona com o outro, e também como está sua autonomia. Sabe comer sozinha? Sabe se vestir? Guardar seus brinquedos? Pede para ir ao banheiro? Resolve alguns conflitos sozinho? Será que não é hora de trocar a mamadeira pelo copo? Dar tchau para a chupeta? Essas e outras questões fazem parte de uma rotina diária, seja na escola ou em casa, há algumas tarefas que as crianças, de acordo com cada idade, são capazes de cumprir.

Nós pais, precisamos ficar atentos, para não fazer por nossos filhos aquilo que são capazes de realizar. Quando o fazemos estamos tirando dele a oportunidade de aprendizado e crescimento. Esta autonomia está diretamente relacionada à aprendizagem escolar. A criança sentir-se segura e confiante é um ponto primordial para que cresça e se desenvolva sem maiores dificuldades e transtornos. Por isso, vamos dar às nossas crianças o apoio que necessitam, sendo suporte, cuidando com amor, zelando pela sua educação e oferecendo meios para que ela caminhe sozinha. Assim, vamos colher bons frutos pela frente!

Resolvemos então, criar a “Árvore das informações”. E para começar, escolhemos o tema “Autonomia”, dando algumas dicas de atividades que as crianças são capazes de realizar de acordo com cada idade.

Juliana Basques Tavares Souza/ Orientadora Educacional

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.