O preparo emocional é tão importante quanto os protocolos sanitários na retomada às aulas pós-pandemia, afinal, esse período singular que vivenciamos de isolamento social fez com que mudássemos nossas vidas, rotina e espaço de trabalho, atendimento aos alunos e familiares, orientações aos educadores para as aulas remotas e muito mais!
Toda mudança, normalmente, gera desconforto e insegurança e a comunidade escolar foi uma das mais atingidas no seu dia a dia: gestores, educadores, alunos e familiares sentiram-se perdidos. Não ir mais à escola causou grande instabilidade e mudança de rotina. Mas, pouco a pouco, fomos nos adaptando ao mundo digital:
As famílias também tiveram que se adaptar e fazer acontecer o ensino a distância: ajudar os filhos a compreenderem a necessidade de continuarem com os estudos, com as matérias e intensificar as lições a cada dia.
Os estudantes sentiram falta da interação com os colegas e precisaram aprender a se organizar para fazer caber em sua nova rotina o estudo de todas as disciplinas.
Tais mudanças vieram carregadas de um aumento nos níveis de ansiedade, medo, incerteza, insegurança e, em alguns casos, até depressão e síndrome do pânico.
Sendo assim, queremos ressaltar o quanto a educação socioemocional é de extrema importância neste período para que a volta às aulas seja o mais saudável possível .
A família, a escola e os alunos lutaram, disponibilizaram-se, reinventaram-se e deram conta de fazer acontecer o ensino a distância! Todos merecemos as maiores honrarias e reconhecimentos diante de tamanha reinvenção e em tão pouco tempo!
Com a volta às aulas, alguns desafios começam a surgir:
A volta às aulas de maneira presencial está sendo desafiadora, mas ela não precisa ser indiferente ou apática, portanto, nossa escola está emocionalmente preparada e abastecida para promover, além do desenvolvimento intelectual, acolhimento e saúde mental!
Não estamos aqui para falar apenas sobre como higienizar, manter o distanciamento necessário nas salas ou recreios, muito menos sobre medir temperaturas ou usar álcool em gel. Queremos dizer que estamos promovendo o acolhimento ainda mais do que antes.
Estamos proporcionando um espaço harmonioso para que todos os nossos alunos tenham um registro afetivo prazeroso dessa retomada.
Reconhecemos o quanto os nossos profissionais heróis e heroínas se reinventaram, venceram barreiras desconhecidas e fizeram o ensino à distância acontecer de forma tão brilhante. A eles o nosso agradecimento.
Agradecemos a parceria, escola e família. Vocês foram grandes colaboradores nesse momento difícil.
Queremos que vocês percebam a escola como aliada nos cuidados com seus filhos. Estamos preparados para fazer com que nossos alunos fiquem e se sintam bem.
Finalmente, chegamos aos nossos educandos! Motivo maior pelo qual nos preparamos e preocupamos tanto com todos os detalhes.
Eles também se reinventaram na maneira de aprender e realizar tarefas e, possivelmente, estão saudosos de trocas com os colegas no ambiente escolar. Estamos oportunizando momentos em que estão falando de como foi o período de isolamento social. Dando a eles também a oportunidade de entender como foi esse período de seu colega de sala.
Estamos reforçando os combinados de convivência, a importância da corresponsabilidade e das relações pautadas na afetividade, no diálogo e na prática constante da gratidão!
Neste momento, é importante nos alimentarmos de coragem e bravura para recomeçar!
Estamos à disposição para o que se fizer necessário. Saúde emocional, bem estar e aprendizagem é nossa prioridade.
Psicóloga Luciene Resende Rosa.
Texto Adaptado Escola da Inteligência.