Na Educação Infantil, grande parte do trabalho educativo ou pedagógico deve ser organizado levando-se em conta que a criança pequena tem necessidade de desenvolver sua identidade e autonomia pessoal. De um ser, inicialmente dependente e sem conhecimento de si, a criança se constitui, durante o período da Educação Infantil, em um ser capaz de se cuidar, se relacionar e se comunicar por meio de diferentes sistemas simbólicos.
As situações de interação entre crianças e entre adultos são importantes para que a criança, além de conhecer as singularidades dos outros, vá conhecendo as suas próprias. “A maneira como cada um vê a si próprio depende também do modo como é visto pelos outros. ” De acordo com esta perspectiva, o professor deve sempre propor atividades em que as crianças:
- Possam experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e idéias;
- Familiarizem-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo suas sensações e limites;
- Brinquem e se relacionem com outras crianças, professores e funcionários da escola, expressando suas necessidades e interesses;
- Ampliem sua autoestima e valorizem ações de cooperação e solidariedade;
- Tenham oportunidade de escolha e de participação em pequenas tarefas cotidianas;
- Adquiram hábitos de autocuidado e de elaboração e respeito a regras básicas de convívio social;
- Resolvam situações-problema comuns do cotidiano, solicitando ou não auxilio do adulto.