Neste segundo bimestre aprendemos sobre FLEXIBILIDADE. Ter FLEXIBILIDADE vai além de exercitar o corpo e sim exercitarmos nossa mente e emoções. O conceito dentro dos valores do caráter é: DISPOSIÇÃO PARA MUDAR DE IDEIAS E PLANOS SEM FICAR CHATEADO. A flexibilidade física ajuda a evitar contusões, e a disposição para mudar os planos ou ideias ajuda a evitar frustrações e contratempos.
Para apresentar este valor do caráter foi apresentado várias histórias, morais e bíblicas onde através delas alguns pontos foram destacados como: saber lidar com as mudanças, respeitando opiniões contrárias e também escolhendo sempre fazer o certo, mesmo que a maioria faça o errado, a ética e a verdade devem prevalecer!
Precisamos ser flexíveis porque o mundo está em constantes transformações e a falta de flexibilidade pode impedir o desenvolvimento das pessoas, quando adaptamos a novas situações nos permitimos crescer, na saúde mental e também espiritual. Algumas mudanças geram desconfortos, mas elas são inevitáveis, por isso precisamos aprender a lidar com elas. A flexibilidade pode ser desenvolvida, o caráter é ensinável, nós podemos sempre aprender, estamos em constante evolução e aprendizado.
Sendo assim, podemos decidir ser uma pessoa flexível tomando as seguintes decisões:
“O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” Provérbios 16:09
Cristiane Arcanjo – Professora Formação Humana – Educação Infantil e Ensino Fundamental I