A música está em nossas vidas. Traz alegria, conforto e uma forma única de expressão. Às vezes, esquecemos que a música não se limita a instrumentos convencionais ou estúdios de gravação. Ela pode ser encontrada e criada em qualquer lugar, especialmente no universo lúdico das crianças. De sons corporais a música feita com o lápis na mesa, ou o brinquedo, ou uma tampinha de leite…
Em nossa escola, acreditamos que tudo pode ser usado para ajudar no desenvolvimento das nossas crianças, quando usado com criatividade e intenção. Assim, transformamos objetos comuns do cotidiano em instrumentos musicais improvisados. Uma bacia, que se transforma em um tambor, um chapéu, uma panela, uma tartaruga? Sim! E para cada uma dessas transformações, uma intenção, um objetivo de aprendizagem.
A foto que acompanha este texto é a expressão de uma dessas transformações cheias de imaginação que fizemos com o maternal 2 e outras turmas da Educação Infantil. É uma imagem poderosa que ilustra a importância de usar o que temos ao nosso redor para fomentar a criatividade e o desenvolvimento das crianças.
Esse tipo de abordagem musical não apenas serve para divertir, mas também ensina. As crianças aprendem sobre ritmo, harmonia e melodia de uma maneira prática e potente. Elas desenvolvem habilidades motoras finas ao manusear diferentes objetos, além de habilidades sociais ao trabalhar em grupo para acompanhar uma música ou criar uma história.
Mais importante ainda, elas aprendem uma lição valiosa: a criatividade não tem limites. Não precisamos de recursos caros ou só dos materiais específicos de musicalização para criar algo belo e significativo. Tudo o que precisamos é imaginação e a vontade de explorar as possibilidades ao nosso redor.
Ao encorajar as crianças a verem o mundo como um palco musical, estamos ajudando a formar indivíduos que pensam de forma inovadora e que não têm medo de experimentar. Estamos, de fato, preparando-as para um futuro onde a capacidade de pensar fora da caixa será um dos maiores ativos.
Professora Carol Carolo