Sabemos que a observação do professor no processo de aprendizagem dos alunos, é o ponto principal para organizar o planejamento em sala. Observando a necessidade dos alunos que estão fazendo a transição do uso do giz de cera para o lápis, preparei um planejamento focado em atividades para estímulo da coordenação motora fina, desta turminha que chegou do maternal II e agora já está completando 4 anos..
Foi proposto para a turma do 1° período A, atividades que estimulassem o movimento de pinça, para o fortalecimento da escrita em sala. Trabalhar o movimento de pinça é uma habilidade importante para o desenvolvimento da coordenação motora fina em crianças na educação infantil. O movimento de pinça se refere à habilidade de segurar objetos pequenos entre o polegar e o indicador, desenvolvendo a destreza necessária para atividades como escrever, desenhar e manipular pequenos objetos.
Com a adaptação desses movimentos estamos colocando em prática as atividades das apostilas, portfólios de letras, números e formas geométricas. Atividades importantes que provocaram o amadurecimento de novas habilidades, pois, a turminha está saindo da zona de conforto tendo o novo desafio de manusear com lápis e suas diversas cores em suas produções.
Profª Mayara Souza de Lima – 1º Período A