
Neste mês, nossas portas se abriram para um evento muito especial: o Projeto “ Olhinhos curiosos”! Uma oportunidade única onde exploramos temas específicos, cuidadosamente selecionados para nutrir o desenvolvimento de cada faixa etária. Para o 2º período, embarcamos em uma emocionante “Missão Descoberta” com o tema “Entre Micróbios e Insetos”.
Nosso grande objetivo foi despertar a curiosidade científica nas crianças, mergulhando nos fascinantes micromundos dos insetos e micróbios. Acreditamos que, de forma lúdica e participativa, podemos cultivar habilidades essenciais. Assim, trabalhamos a observação aguçada, o espírito investigativo, a riqueza da linguagem oral e escrita, a expressão artística e a importância dos hábitos de higiene.
Ao longo das atividades, incentivamos as crianças a olhar o mundo ao seu redor com mais atenção, observando detalhadamente o ambiente e os seres vivos que nele habitam. Compreender o papel fundamental dos insetos no delicado equilíbrio da natureza foi uma das descobertas mais ricas. Despertamos a curiosidade natural delas e estimulamos o raciocínio investigativo, abrindo caminhos para a formulação de hipóteses e o pensamento crítico.
O laboratório se transformou em nosso palco principal para essa vivência transformadora. Foi ali, com os olhinhos brilhando de curiosidade a cada passo do professor, que as crianças desvendaram segredos sobre diversos insetos e fizeram uma viagem inesquecível pelo universo dos micróbios. Uma das descobertas mais instigantes foi que nem todos os micróbios são vilões; existem aqueles que nos ajudam e outros que podem nos afetar.
O que mais chamou a atenção das crianças foi descobrir sobre os “Micróbios Fermentadores”; A Mágica da cozinha – os micróbios comem um pouquinho da comida e a transformam. Assim o pão fica fofinho e o iogurte azedinho e gostoso!
Desvendaram algumas curiosidades como essa: Você sabia? A azeitona que chega saborosa na nossa casa tem ação dos nossos amigos. Quando a azeitona sai da árvore, ela é muito amarga! Não dá para comer assim. Aí a mágica acontece, elas são colocadas na água com sal “salmoura”. Micróbios amigos trabalham para tirar o amargo. Assim, elas ficam gostosas para comer.
Essa jornada científica foi marcada pela ampliação do vocabulário, pela formação de hipóteses e pelo desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, valorizamos a colaboração, promovendo atividades investigativas que contaram com a participação ativa e o engajamento das famílias, fortalecendo o aprendizado em conjunto.
Nosso projeto “Missão Descoberta” foi, sem dúvida, um sucesso, proporcionando momentos de aprendizado, diversão e muita descoberta para nossos pequenos cientistas!
Professora: Josi Bertoldo
Click aqui para ver todas as fotos
