A fase da adaptação é muito especial e importante. Todos desejam que ela ocorra da melhor maneira possível. Porém, para cada criança e cada família esse procedimento ocorre de um jeito diferente. Costumamos dizer que o processo de adaptação é uma caixinha de surpresas e que as crianças sempre nos surpreendem.
O acolhimento é outra parte essencial do processo de adaptação. O professor precisa estar atento e ter um olhar sensível para cada
criança, acolher com afetividade e carinho, atendendo às necessidades emocionais e físicas, lembrando que esse é um momento difícil para a criança, podendo gerar ansiedade e insegurança. O choro pode aparecer, pois nessa faixa etária não consegue expressar todos os seus sentimentos verbalizando, porque está em desenvolvimento da linguagem oral. O professor deve, portanto, usar estratégias diferenciadas: aconchegando no colo, oferecendo um objeto de apego da criança, criando um ambiente agradável, até que ela se sinta segura e feliz no ambiente escolar e cesse o choro.
Há crianças que logo sentem empolgação e curiosidade para conhecer os ambientes diferentes da escola e explorar os espaços. E isso é muito bom!
Conhecer os diversos espaços da escola propicia a interação entre as crianças, tornando a hora de brincar ainda mais lúdica e
produtiva. Esses momentos constroem os relacionamentos afetuosos e vínculos significativos, que são essenciais para a fase do desenvolvimento da criança pequena.
Nesse processo de adaptação, a colaboração e parceria da família com a equipe escolar é também de muita importância, compartilhando os costumes e necessidades de cada criança, facilitando a relação entre o grupo e o bem-estar coletivo.
Professora Mônica