Neste ano, foi proposto ao 1º e 2º períodos a introdução da Educação Financeira para as nossas crianças. Aceitamos esse desafio e implementamos um projeto que tem encantado tanto os alunos quanto os professores. Contamos com a ajuda de uma personagem especial, a JUJU, que foi apresentada através de um livro que serve de base para o nosso projeto. Agora, compartilho a experiência até o momento vivida com a turma do 1º Período A.
Nosso projeto é desenvolvido por meio das Histórias em Cenas. Iniciamos com a leitura da história “Educação Financeira na Infância”, que introduz conceitos sobre o valor do dinheiro. Acompanhando essa leitura, trouxemos para a sala um cofrinho e notas fictícias, refletindo a realidade atual em que o dinheiro se encontra mais frequentemente em bancos e celulares. As crianças, já familiarizadas com termos como “PIX”, foram envolvidas em atividades complementares, como filmes, conversas e desafios, sempre integrados ao conteúdo trabalhado em sala.
Durante as rodas de conversa, é visível perceber o quanto cada nova descoberta é proveitosa. Utilizamos folhetos de supermercados, que mostram os preços dos produtos, até mesmo considerando que tarefas cotidianas, como tomar banho, podem ser relacionadas ao valor do dinheiro. É gratificante observar que é possível ensinar nossos pequenos a desenvolverem uma consciência financeira, mostrando que é possível poupar mesmo em situações simples, como ao brincar, sem a necessidade de brinquedos caros. Esse
processo também introduz a disciplina de saber esperar, já que, ao entenderem o valor das coisas, as crianças se envolvem em atividades como visitas ao supermercado apenas para realizar pesquisas de preços para a semana.
A Educação Financeira tem se mostrado de extrema importância para o 1º Período A, sendo um projeto altamente enriquecedor para os nossos alunos.
Click aqui para ver todas as fotos.