Vivenciamos no mês de fevereiro, o processo de adaptação das crianças do maternal I. O acolhimento aos pais e as crianças foi fundamental para estabelecermos um vínculo de confiança. Dividimos com vocês, um texto que explica este processo.
“Por mais que seja preciso acolhimento na adaptação, as palavras possuem diferenças entre si.”
Ele também constrói referências a partir de suas vivências e experiências, independentemente se for um bebê ou uma criança maior. A adaptação é um processo individual, pois cada criança possui um tempo específico para sentir confiança e segurança na escola, de ver as semelhanças e diferenças desse lugar com a sua casa e aprender as regras dispostas.
A chamada “ansiedade de separação” é comum e natural, e também é uma fase particular. Há meninos e meninas que sofrem mais com esse momento e outros que passam por ele de maneira mais distraída e tranquila.
E em tudo isso que entra o acolhimento. Ele pode fazer uma enorme diferença nessa fase da Educação Infantil e em como a pessoa vai lembrar da sua entrada na vida escolar. O acolhimento, então, se difere da adaptação porque faz parte dela. Ele diz muito mais respeito ao papel do educador e da escola com criança e família.
Trata-se de como o estudante será tratado, fazendo-o se sentir amado e protegido, enquanto a adaptação é um processo construído entre os pares educativos (pais, crianças, professores e escola) para se ajustar no local e novas rotinas.
Sendo assim, o acolhimento é um momento para assegurar aos envolvidos que eles terão afeto e cuidado e que eles têm a segurança esperada para atingir objetivos satisfatórios de aprendizagem e convivência.
“É NO ACOLHIMENTO DAS CRIANÇAS E SEUS FAMILIARES QUE CONSTRUÍMOS UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA E PARCERIA. A PARTIR DESSE MOMENTO CRIAMOS VINCULOS AFETIVOS DE AMOR E CUMPLICIDADE, É NESSE MOMENTO QUE A CRIANÇA SE SENTIRÁ SEGURA NESTE NOVO AMBIENTE.”
Texto extraído:
HTTPS://POSEDUCACAO.UNISINOS.BR/BLOG/ACOLHIMENTO-EDUCACAO-INFANTIL
Hoje, os pais já podem vivenciar uma cena de troca de sorrisos, na hora da entrada. A participação dos familiares no período de adaptação dos pequenos foi de fundamental importancia para estabelecer o processo de socialização das criança com a escola , visto que quando os pais estão presentes nessa fase de adaptação, a criança sente-se mais confiante em permanecer no novo ambiente. É gratificante!