O nome próprio é uma das primeiras palavras com as quais a criança estabelece contato e tem grande significado no seu desenvolvimento social e educacional. Trabalhar o nome do aluno na educação infantil, não só facilita o aprendizado, mas cria memórias afetivas, fortalecendo a socialização e a inclusão dos pequenos.
No contexto educacional, especialmente na educação infantil, o reconhecimento e a valorização do nome e o reconhecimento da primeira letra já no maternal I, podem impulsionar a autonomia e a autoestima das crianças. Desde os primeiros dias no colégio
Batista, o nome torna-se um ponto de partida para o aprendizado de letras e sons, essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nos anos seguintes. Incorporar a primeira letra do nome do aluno em atividades criativas, é uma maneira excelente de engajar crianças na mais tenra idade.
Pensando nisso, foi proposto uma atividade de reconhecimento das letras do nome, utilizando uma brincadeira com a música: – A letra “A” é uma letra que faz parte do ABC, Álvaro você não sabe como eu gosto de você!
As crianças se divertiram encontrando a letra enquanto a professora cantava e girava o guarda-sol.
Profª Rosa – Maternal I.