“A interação social é a origem e o motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual” (Vygotsk)
É por meio da socialização que nos tornamos plenamente humanos e esse é um processo essencial para a integração do indivíduo na sua sociedade.
As interações sociais podem contribuir para a aprendizagem efetiva de habilidades e conteúdos, assim como fortalecer os valores éticos fundamentais ao desenvolvimento moral do ser humano.
Na infância, a interação entre as crianças é indispensável para a construção de aprendizagens significativas no ambiente escolar.
É nesse período que a criança inicia a descoberta do universo que a cerca e aprende a identificar sensações e pessoas. As amizades assumem um papel muito especial nessa fase da vida. Desse modo, podemos destacar a importância do outro não só no processo de construção do conhecimento mas, também, na constituição do próprio indivíduo e do seu modo de agir.
A escola é, muitas vezes, o primeiro contato que a criança estabelece com outras da mesma faixa etária. Por meio dessa interação, elas trocam informações, linguagens e ações; começam a se relacionar com o próximo, aprendem a respeitá-lo e a construir princípios de empatia, colaboração o e generosidade.
Nossa turma do maternal I está a todo vapor, brincam, conversam, gostam de ficar juntinhos!
Maternal I A – Professora Mônica