Metodologia

Pressupostos Pedagógicos


Diversas tendências pedagógicas marcaram a tradição da educação brasileira: a tradicional, a renovada e a tecnicista. Cada uma, em seu tempo, influenciada por grandes movimentos educacionais, internacionais e, também, por especificidades da nossa história político-social. Desde o início dos anos 80, com a abertura política, assistimos a uma grande mobilização dos educadores na busca de uma educação crítica, a serviço das transformações sociais, políticas e econômicas, com o intuito de superar as desigualdades sociais e promover o exercício da cidadania. Isso vem se consolidando com a pedagogia progressista. E é dentro desta ideia progressista que as adequações dos conteúdos são desenvolvidas para promover a participação ativa e crítica do nosso aluno. Visamos provocar no educando a reconstrução crítica do pensamento e da ação na sala de aula. Daí a importância de as atividades desenvolvidas serem envolventes e dinâmicas, proporcionando ao aluno a interação e a construção do conhecimento. Sabemos que o progresso de aprendizagens significativas requer do aluno uma intensa atividade interna, pois consiste em estabelecer relações entre o que o educando já sabe e aquilo que é novo. Portanto, cabe a nós educadores referenciarmos em nossa prática educativa, os conhecimentos que eles possuem, oriundos das experiências sociais, afetivas e cognitivas. O Colégio Batista, de forma sistemática, tem a incumbência de planejar e organizar a sua prática educativa dentro desta perspectiva interacionista e construtivista, promovendo, assim, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades e potencialidades da criança; tornando-a em um jovem capaz de aplicar na vida, suas habilidades e competências. Por esse caminho, acreditamos numa escola que visa à formação de cidadãos críticos e proativos, responsáveis e que respeitam os princípios democráticos. Este é o nosso jeito de educar!!!


Sistemas de Ensino Utilizados


Educação Infantil: Sistema Positivo de Ensino


Este é o Sistema adotado para a Educação Infantil. O Sistema Positivo de Ensino tem uma proposta pedagógica que oferece total apoio ao professor no desafio de cuidar das crianças pequenas e de educá-las. A diversidade e a pluralidade do mundo contemporâneo pedem uma proposta pedagógica que, além de qualidade, ofereça também ao professor e à escola todo o subsídio necessário para atuar com plenitude no desenvolvimento da criança no que diz respeito aos aspectos cognitivos, afetivos, motores, sociais e linguísticos, sem preconceitos, estereótipos ou modelos preestabelecidos.

A relação que as crianças têm com o mundo não separa o aprendizado da brincadeira. Assim, a coleção de livros didáticos da Educação Infantil da Editora Positivo valoriza o ato de brincar, entendendo-o como uma ação que busca o desenvolvimento humano. O brincar proporciona à criança a comprovação e a retenção dos conhecimentos que adquiriu, além de ser naturalmente prazeroso.

O material da Educação Infantil tem as seguintes abordagens:

  • Temas diversificados;
  • Sequências e estratégias didáticas;
  • Gradação de conteúdos;
  • Adequação da linguagem à faixa etária;
  • Seleção especial de textos;
  • Variedade de gêneros textuais;
  • Abordagem lúdica;
  • Riqueza visual.

Educação Fundamental ao Ensino Médio: Sistema Ari de Sá – SAS


Adotamos para o Ensino Fundamental e Ensino Médio o Sistema Ari de Sá – mais conhecido como SAS. Fundado em 2004, o SAS- Plataforma de Educação – oferece os mais elevados padrões de qualidade para mais de 620 escolas, milhares de educadores e educandos de todo o Brasil. O SAS ancora sua proposta em três pilares: conteúdo de excelência, ampla gama de serviços para a Escola e avançada tecnologia. Essas soluções complementam-se para levar às escolas conveniadas oportunidades sólidas de crescimento.

A Educação transforma um país. Por isso, no SAS, todos estão cientes de sua responsabilidade em trabalhar por uma educação de excelência. Isso significa contribuir com a escola, auxiliando professores e gestores na tarefa de desenvolver no aluno as habilidades necessárias para enfrentar, de maneira assertiva, os desafios em sua vida educacional e pessoal. É vital assegurar ao estudante uma formação cidadã, por meio do domínio de saberes, da aquisição de informações e do desenvolvimento do senso analítico, crítico e reflexivo, além de garantir-lhe autonomia para que esteja apto a buscar novos conhecimentos, ampliar sua visão de mundo e atuar na sociedade.

O Programa das Coleções contempla conteúdos com temáticas significativas, as quais abordam valores éticos e culturais, bem como valorizam conceitos, causas e consequências de fenômenos em geral, privilegiando nos alunos o desenvolvimento de suas competências e habilidades, caracterizadas pela capacidade de expressão, compreensão de fenômenos, resolução de problemas e construção de argumentos.


Educação Socioemocional


Programa que objetiva desenvolver a Educação Socioemocional no ambiente escolar, especialmente para atender às necessidades de alunos, professores e família a fim de promover qualidade de vida e saúde psíquica.

Trabalhar as habilidades socioemocionais é tão ou mais importante quanto desenvolver habilidades cognitivas para a obtenção de bons resultados em diversas esferas do bem-estar individual e coletivo, como grau de escolaridade, emprego e saúde. A Educação Socioemocional é essencial na formação de cidadãos autônomos e indivíduos mais saudáveis.

Sua metodologia, por meio da educação das emoções, busca melhoria dos índices de aprendizagem, redução da violência nas escolas, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos esses aspectos são trabalhados por meio de um material didático lúdico, dinâmico e inovador.

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