Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quando os pequenos são motivados a buscar independência e liberdade em suas ações suas potencialidades podem oferecer campo fértil para o crescimento. Confira mais sobre a escola estimula a autonomia das crianças.

O termo “autonomia” tem origem grega e refere-se ao poder de ser autossuficiente e independente. Trata-se de uma característica importante para o pleno desenvolvimento humano, e no que se refere especialmente à autonomia das crianças, ela é bastante significativa. Quando os pequenos são motivados a buscar independência e liberdade em suas ações, tanto em casa quanto na escola, suas potencialidades podem oferecer campo fértil para o crescimento.

Desde a mais tenra idade, eles podem ser estimulados a realizar feitos pertinentes à sua faixa etária para que se reconheçam como agentes de sua existência. Tal iniciativa contribui para a construção de noções de limites e de consequências, aspectos preciosos para a formação de bons cidadãos que prezam por si e por seus semelhantes.

Tendo tudo isso em vista, no post de hoje, trazemos os principais meios de efetivação dessa realidade para ajudar você a entender como sua escola pode estimular a autonomia das crianças da melhor forma possível. Continue a leitura e saiba mais!

Criando um ambiente favorável

Uma das melhores maneiras do ambiente escolar proporcionar autonomia às crianças é ter seu espaço adequado a todas as possibilidades criadas por elas para alcançar o desenvolvimento. Um espaço físico acolhedor e pleno de motivações pode ser imensamente favorável à exploração e à criação, tornando-se um caminho para o aprender e para a constatação de si como ser capaz de realizar.

Mesmo quando se dispõe somente da sala de aula, esse ambiente pode ser atrativo. Pode-se utilizar cores e formas que despertem a curiosidade e a concentração. Além disso, ter marcos do desenvolvimento da classe, produções de motivação à sociabilidade e projetos de interação da criança com a rotina escolar também contribui.

Realizando as atividades em tempo adequado

O método de criar uma rotina também mostra-se eficiente na criação de espaço para a autonomia das crianças. Saber a que horas se pode realizar cada atividade, motiva a compreensão do sentido de limites e de ordem.

Essa prática ainda pode ser benéfica para fortalecer bons hábitos, como a ideia do momento mais adequado para a alimentação, para o descanso e para a higiene pessoal, contribuindo para que esses aspectos sejam menos negligenciados. Assim sendo, estabelecer uma relação entre atividade e tempo propicia o respeito às necessidades biológicas, físicas e socioemocionais da criança.

Proporcionando liberdade para a autonomia das crianças

A escola é um espaço de aprendizagem e, para que isso se concretize, esse lugar melhor atende as crianças criando um clima de incentivo à pesquisa, às descobertas e à experimentação.

A segurança que uma escola acolhedora e motivadora transmite pode ser um meio eficaz de eliminar a repressão e a censura, trazendo à tona o impulso da curiosidade, da criatividade e a vontade de tornar o conhecimento em algo palpável.

Uma criança que é motivada a ser parte do processo de ensino e aprendizagem por meio de consultas, de votações e de debates terá melhores chances de identificar-se no mundo real e ambientar-se de maneira mais tranquila na rotina escolar.

Orientando a família

Não é nova a ideia de que quando a escola e a família caminham juntas, são maiores as possibilidades de ambas realizarem bem suas funções sociais. Sendo assim, a escola pode favorecer o pleno desenvolvimento da criança ao trazer para seu ambiente toda a família e orientá-la no proceder incentivador da autonomia.

Ideias como a de que um erro pode ocorrer na busca pelo acerto e a de que é crucial que a própria criança realize suas tarefas são relevantes para efetivar o estímulo à autonomia no lar.

Além das citadas, diversas outras formas de potencializar a autonomia das crianças podem ser praticadas nas escolas, e a melhor maneira de elas serem cada vez mais utilizadas é por meio do reconhecimento de sua importância.

Nesse sentido, essas ações não devem ser vistas como perda de tempo ou enrolação, mas sim como instrumentos que viabilizam tornar a escola um local no qual os limites da aprendizagem se expandem por onde houver algo a ser conhecido.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.