Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Até que enfim li o tão famoso livro “Dom Casmurro”. Não a obra integral, mas uma adaptação, que condiz melhor com os meus 14 anos. E não é que me encantei? Sinto-me até bem importante por poder fazer algumas observações.
“Dom Casmurro”, escrito pelo conceituado autor brasileiro Machado de Assis, foi publicado em 1899 e é uma das narrativas mais brilhantes do país.

A história fala sobre a infância, adolescência e vida adulta de Bentinho. É uma narração em primeira pessoa, onde o próprio personagem conta, especialmente, sobre o seu amor pela Capitu. Uma menina misteriosa, inteligente e com algumas características meio “enigmáticas” a meu ver. Era descrita, de acordo com um outro importante personagem do livro, com olhos de cigana oblíqua e dissimulada.

No decorrer da história, o autor deixa o leitor em uma dúvida que, na minha opinião, é e sempre será um enigma indecifrável. Capitu, depois de casada, traiu ou não Bentinho com o seu melhor amigo? Ocorreu verdadeiramente uma traição ou seria um ciúme obsessivo do protagonista?

Machado de Assis faz a narração de uma forma muito interessante. Além de descrever de maneira refinada o psicológico de cada personagem, diversas vezes faz o uso da metalinguagem, fazendo com que haja uma interação entre autor e leitor.

Por essas e outras razões, indico a leitura desta obra prima da literatura brasileira. Com certeza, ela ficará eternizada na história.

Julia Conti

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.