Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Natureza sempre nos brindou com a diversidade! Pessoas, animais, plantas, objetos, ideias, gostos, etc. Poderíamos citar diversos exemplos de tudo o que permeia a vida e que possui como base, a diversidade.

Com a globalização, cada vez mais as pessoas de diferentes povos e culturas se misturam em grandes cidades, convivendo juntas. Esta possibilidade de encontros pode enriquecer a qualidade das relações humanas.

No entanto, vários momentos históricos demonstram a inabilidade do ser humano em lidar com as diferenças. Mas, se a vida pulsa a diversidade e a diversidade nos apresenta o que a vida tem de mais belo, por que temos tantas dificuldades de enxergá-la, compreendê-la, aceitá-la? Por que o ser humano sente a necessidade de se dividir em grupos? Brancos, negros, indígenas, ricos, pobres, intelectuais, iletrados, etc., compomos todos a espécie humana, somos seres humanos, membros de uma única espécie. Então, necessitamos aprender e ensinar nossos alunos a trabalhar esse olhar, a maneira de se enxergarem e de enxergarem os outros, a vida.

O preconceito, a intolerância, a dificuldade de compreender o ponto de vista do outro, a inabilidade para acolher as pessoas e ideias diferentes, têm nos apresentado um cenário social triste, carente, destituído de humanização, generosidade e harmonia. Por isso, acreditamos ser imprescindível, desde a mais tenra idade, conduzir os alunos a refletir sobre a diversidade da vida, sobre as diferenças que nos aproximam e nos diferem uns dos outros.

Por meio de uma metodologia que utiliza uma linguagem lúdica e reflexiva, o material da escola da Inteligência, busca inserir as crianças da Educação Infantil em contato com situações, nas quais poderão vivenciar e aprender a se relacionar com as diferenças e semelhanças, compreendendo-as, analisando-as e valorizando-as. (Texto retirado do livro Escola da Inteligência: As minhas e as suas características).

CADA UM É ESPECIAL!!!

Somos todos diferentes,
Ninguém é igual, igual…
Cabeça, olhos, boca, nariz,
Braços, dedos, pernas e pés…
Olhe bem! Preste atenção!
Como cada um é…
Como cada um é…
Como cada um é.
(Parte da música do livro Escola da Inteligência: As minhas e as suas características)

Deus nos faz únicos e ao mesmo tempo diferentes. Devemos aprender a valorizar as características que nos aproximam enquanto seres semelhantes e nos distinguem, enquanto seres diferentes uns dos outros.

Profª Cristiane Arcanjo – Filosofia

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.