Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como ensinar conceitos como pulsação, som, silêncio, além de desenvolver a coordenação motora, oralidade, socialização e ampliar repertório cultural? Brincando!  Participar ativamente de uma atividade direcionada , mas principalmente lúdica favorece o processo de aprendizagem da criança.

Nos dois vídeos que seguem, podemos ver uma atividade de percepção musical para Primeiro Período e Maternal.

Na atividade Colherão e Colherinha, o Primeiro Período trabalha conceitos como Som e Silêncio, hora de tocar, hora de esperar. Amplia seu repertório cultural com a nova canção, desenvolvendo também a oralidade. Antes da atividade musical, lemos e cantamos com o livro Sopa Supimpa de Estevão Marques, também compositor da música da brincadeira. O livro traz uma história cheia de rimas, com uma brincadeira de memória musical. Vale a pena conhecer!

A segunda atividade, Fumaça, foi desenvolvida com uma música que já utilizamos muito com as crianças. Usamos essa canção para formar e conduzir as filas nas idas e vindas da nossa sala. Além de ser uma ferramente de praticidade, a canção trabalha a consciência fonológica da letra F e os pequenos já vão assimilando de forma simples e divertida. Na brincadeira com bambolês, a criança só pode passar pelos bambolês quando não cantamos, ou seja, somente quando fazemos o som do F, ajudando a desenvolver noção de tempo e espaço, tão necessárias para uma educação musical eficiente e também para psicomotricidade.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.