Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Colégio Batista tem solicitado aos seus professores que usem as “metodologias ativas”, para que o aprendizado seja consistente, afinal, quando o aluno torna-se protagonista da aula e coloca em prática seus conhecimentos, ocorre a consolidação do que foi aprendido. As aulas têm privilegiado o prazer por aprender, assim, quanto mais significativa e clara a aprendizagem se apresenta, maior é a sua funcionalidade, tendo em vista que oferece mais possibilidades de interação com novas situações e conteúdos.

O aluno Cassiano Rios Fontoura, do 1° ano B, foi convidado a dar seu depoimento sobre essa prática: “Realizamos uma dinâmica na aula de Biologia, com a Profª. Nina, que foi uma excelente atividade. Nós, alunos, tivemos que criar um estilo de rodízio e escrever o que sabíamos sobre alguns tópicos da matéria. Essa atividade me estimulou a conhecer as minhas dificuldades e, até onde eu sabia, sobre o conteúdo, isso me fez pensar se havia algo a mais que eu conhecia sobre a matéria e a partir daí aprender mais. Na aula de História, também desenvolvemos uma atividade muito interessante. A professora Daniela dividiu a turma em equipes de quatro alunos. Cada grupo escolheu um tema e um subtema de acordo com o conteúdo trabalhado por ela durante as aulas. A apresentação poderia ser feita através de slides, mas, meu grupo, formado por mim e meus colegas: Daniel, Isadora e Isabella, tivemos a ideia de criar um jogo a partir do tema “Egito X Suméria”, com o subtema “Estratificação Social”, baseado na ordem de poder dos povos egípcios e sumérios. Elaboramos um jogo semelhante ao xadrez clássico, pois ele retrataria bem o subtema do trabalho, ou seja, ao classificar as peças do jogo de forma hierárquica, por poder social, conseguimos representar o conteúdo em estudo. Nos reunimos duas vezes para pesquisar sobre o assunto, elaborar o texto do trabalho e criar o jogo. No dia da apresentação, explicamos à professora e aos colegas, através do jogo criado, como funcionava a estratificação social dos egípcios e sumérios. Foi uma ótima experiência toda essa atividade, porque nos fez pesquisar mais sobre a matéria, fortalecer o nosso conhecimento e a nossa vontade de aprender. Além disso, estimulou a nossa criatividade, pois além da criação do jogo de tabuleiro e as regras dele, utilizamos materiais como argila para a confecção das peças. ”

São muitos os benefícios ao trazer as metodologias ativas para dentro da sala de aula. Dentre tantos, o principal é a transformação na forma de conceber o aprendizado, ao proporcionar que o aluno pense de maneira diferente e resolva problemas conectando ideias que, em princípio, pareciam desconectadas. Trabalhar com essa nova concepção de aprendizagem tem estimulado nossos alunos a buscar o conhecimento e construí-lo de forma mais significativa.

Click aqui para ver mais fotos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.