Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Um dos trabalhos mais específicos do Orientador Escolar é o acompanhamento dos alunos em relação à formação de hábitos de estudo.  Crianças pequenas precisam ser acompanhadas de perto pelas famílias para a realização de suas tarefas escolares, com o tempo, adquirem mais autonomia para o estudo.

Nas séries finais do Ensino Fundamental, o aluno deve manter uma rotina de estudo semanal e bem estruturada. É importante que ele compreenda que essa atitude será essencial para seu desenvolvimento acadêmico. A contribuição da família na valorização e monitoramento dessa rotina é imprescindível para o sucesso escolar.

Para que a aprendizagem se realize efetivamente, os alunos desse segmento precisam de apoio afetivo. A motivação poderá ser através do diálogo sobre a importância da aprendizagem para o seu futuro, do apoio em alguns momentos em que ele sentir dificuldade ou do incentivo em relação aos bons resultados. Quando estão motivados, eles se tonam autoconfiantes, tomam iniciativa em relação aos seus estudos e aprendem a enfrentar desafios.

Muitos alunos com capacidade cognitiva não atingem resultados esperados devido a sua postura em relação à aprendizagem. Na orientação de estudos, a orientadora escolar trabalha com estratégias de ensino para que o aluno possa monitorar sua compreensão e selecionar aquelas que melhor se adaptam à sua rotina de estudos.

Em alguns casos, esses horários são elaborados individualmente, na sala de Orientação, com dicas de como estudar, montando um cronograma de estudos de acordo com a realidade do aluno.

É importante ressaltar que cada aluno deverá desenvolver suas próprias estratégias de aprendizagens, com métodos eficazes para cada disciplina a ser estudada. Ele deve ser capaz de adaptar seus métodos, garantindo seu sucesso escolar.

Leyla Maria Brandão Costa – Orientadora Educacional

Colégio Batista

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.