Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Educação Infantil é uma etapa extremamente importante para o desenvolvimento da criança, acredita-se que é possível a escola construir uma maneira significativa de aproveitar essa etapa da vida com mais prazer, ludicidade e movimento. O desenvolvimento da lateralidade é uma ferramenta fundamental para um bom desenvolvimento motor dos alunos.
Nossas crianças estão cada dia mais expostas aos aparelhos tecnológicos, e muitas vezes passam horas em frente aos celulares, tablets,  computadores ou em frente a uma televisão. Elas necessitam de um “despertar” para o movimento, para as atividades livres, para o brincar como forma de aprendizagem, família e escola são responsáveis nesta ação de oferecer espaço e oportunidades par estes movimentos.
É indispensável que a escola trabalhe esse lado com os pequenos, pois é a partir destas habilidades, que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos desenvolvendo o conhecimento de si próprio e assim do mundo ao seu redor. Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial e esquema corporal devem ser trabalhadas em prol do aluno.
Para que a lateralidade seja definida sem problemas, deveremos ter o cuidado de proporcionar atividades diversificadas à nossa criança como pintar, desenhar, manusear objetos, texturas e jogos para o movimento de coordenação motora fina e movimentos amplos como correr, pular, saltar e outros, para que no seu próprio ritmo, a criança manifeste sua predominância lateral.
A lateralidade segundo Oliveira (1997), é a propensão que o ser humano possui, de utilizar preferencialmente, mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. Existe a dominância de um dos lados, este apresenta maior força muscular, mais precisão e mais rapidez. A lateralidade relaciona-se ao esquema interno do indivíduo que o capacita a utilizar um lado do corpo com maior facilidade que o outro, em atividades que exijam habilidade, caracterizando-se por uma assimetria funcional.
Um dos aspectos mais importantes na vida de uma pessoa é a lateralidade, quando pouco trabalhada pode causar problemas de ordem espacial, por exemplo apresentar certa dificuldade para acompanhar a direção gráfica de leitura e escrita. Outro problema é o fato de a criança encontrar obstáculos quanto ao entendimento na distinção de letras específicas como ‘p’ e ‘b’, entre vários transtornos que podem aparecer no período pré-escolar.
Esse domínio está ligado não somente ao fato de a criança saber diferenciar os lados direito e esquerdo de seu corpo, vai muito além, o ambiente escolar proporciona uma série de oportunidades que facilitam a prática de atividades da lateralidade. Pedagogos, educadores, são os profissionais que podem oferecer as tarefas essenciais para impulsionar a capacidade dos alunos através de brincadeiras que vão estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança. Nós da turma do 2° Período B realizamos uma atividade de lateralidade na sala de ballet, em frente ao espelho, observando e familiarizando com a imagem do corpo e identificando através do toque e movimento. Foi uma dinâmica de grupo que envolveu as crianças, proporcionado experiências e autoconhecimento.

Professora Bianca 2° P B

Click aqui para ver mais fotos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.